O que são palavras-chave e como as utilizar

As palavras-chave, ou keywords, são ferramentas para gerar tráfego para o seu blog. Como? Descubra neste post

Se procura chegar a mais pessoas através do conteúdo do seu blog, ou mesmo tornar o seu site de viagens num negócio, certamente já se cruzou com o termo SEO. A sigla para Search Engine Optimization (ou otimização para motores de busca, em português) diz respeito a inúmeros processos. Um dos mais importantes para qualquer blogger é perceber o que são palavras-chave e como as utilizar.

Existem várias formas de fazer chegar o público ao conteúdo que partilha no seu site. As redes sociais são, sem dúvida, ferramentas poderosas para criar uma comunidade e encaminhá-la para o conteúdo que escreve.

No entanto, a maioria das pessoas que pesquisa sobre um destino continua a usar primordialmente motores de busca para obter informação. Se quer chegar a estas pessoas, deve otimizar os seus artigos para estes motores, de forma a melhorar o ranqueamento. O objetivo é chegar às primeiras posições nos resultados de pesquisa, de forma a chegar a mais pessoas e aumentar a probabilidade do seu artigo ser lido. Um dos mecanismos para o fazer é selecionar as palavras-chave certas.

O que são palavras-chave

As palavras-chave, ou keywords, são os termos que definem as ideias e tópicos principais de um artigo ou conteúdo. Regra geral, uma keyword é um conjunto de palavras que traduzem uma questão. A própria palavra “keyword” é uma palavra-chave, assim como a expressão “o que são keywords” também o é. Estes são os termos que usamos nas nossas pesquisas para procurar informação específica.

Para informar os motores de pesquisa que o seu artigo responde a determinada pergunta, deve usar as palavras-chaves que a audiência utiliza para pesquisar sobre essa mesma informação.

Como selecionar palavras-chave 

Perceber o que são palavras-chave é simples, até porque todos nós usamos motores de busca para fazer pesquisas sobre diversos assuntos. Já saber escolher as palavras-chave mais indicadas na altura de escrever ou otimizar um artigo é uma tarefa mais complicada.

Como blogger de viagens, pode escrever crónicas e artigos mais inspiradores e também artigos mais práticos, como guias com dicas sobre destinos que conhece bem. A utilização de palavras-chave é importante nos dois tipos de artigos, mas neste guia focamo-nos mais no segundo tipo: artigos que procuram responder a questões específicas que o público tem. Estes artigos podem ser igualmente interessantes e inspiradores, mas têm uma utilidade e um propósito distinto.

É possível tentar encontrar palavras-chave que se adequem a crónicas de viagens, mas o processo de pesquisa e otimização é bastante diferente, uma vez que estes textos procuram entreter o leitor através de experiências pessoais, e não tanto providenciar informação pesquisável. 

Selecionar as palavras-chave antes ou depois de ter escrito o artigo

Do ponto de vista da otimização de artigos para SEO, deve selecionar pelo menos a palavra-chave principal antes de escrever o artigo. Isto porque, ainda antes de decidir sobre o que vai escrever, deve perceber quais são as perguntas que o público tem sobre o tema. E, mais do que isso, deve analisar quais destas perguntas ainda não foram respondidas de forma correta e completa por outros artigos.

Esta preparação acrescenta várias tarefas mesmo antes da escrita de um artigo, mas é uma forma de garantir que este tem valor e utilidade prática para o público. Muitos bloggers de viagem profissionais vão ainda mais longe: fazem esta pesquisa antes de marcarem as suas viagens, e planeiam as mesmas de acordo com as perguntas a que falta responder.

Ainda assim, é possível otimizar artigos já escritos com a utilização de palavras-chave. Aí, o processo segue uma ordem diferente. Primeiro, percebe a que perguntas o artigo responde; depois encontra as palavras-chave que o público utiliza para pesquisar sobre essas questões e, por fim, regressa ao artigo para incluir essas palavras-chave no texto. O mais importante é a existência de conteúdo de qualidade, com informação útil e valiosa para os leitores. Existindo conteúdo de qualidade, é possível otimizar a posteriori. 

Mecanismos para pesquisa de palavras-chave

Se nunca trabalhou com palavras-chave, não precisa de nenhuma ferramenta específica para iniciar os primeiros exercícios. Todos estamos habituados a usar motores de busca e temos alguma noção da forma como as palavras-chave são utilizadas. Imaginemos por exemplo alguém que vai visitar o Porto. Num exercício de brainstorming muito rápido, é fácil enumerar várias palavras-chave: “visitar o Porto”, “o que fazer no Porto”, ou até “atrações no Porto”, entre muitas outras. “Porto” é uma palavra-chave em sim mesma, mas demasiado abrangente para usar como alvo num artigo.

Agora que já tem várias palavras-chave possíveis, pode usar um motor de busca para perceber que respostas já existem na Internet sobre o assunto. Ao analisar os artigos que se encontram na primeira página dos resultados, deve tentar perceber se a informação que tem a partilhar é mais útil e completa do que a que já existe. Se a resposta for um claro sim, faz sentido escrever o artigo e utilizar as palavras-chave correspondentes. Como mencionámos antes, um artigo pode ter várias palavras-chave, mas deve adotar uma como principal.

Se sentir que não consegue acrescentar informação sobre o tópico para além da que já existe online, tente encontrar palavras-chave mais específicas, por exemplo “o que fazer no Porto no inverno” ou “atrações grátis no Porto”. 

Ferramentas para pesquisa de palavras-chave

As palavras-chave e a otimização para SEO são ferramentas muito importantes no marketing digital e, por isso mesmo, existem inúmeras plataformas e opções profissionais para pesquisa de palavras-chave online. Alguns exemplos são: Keysearch, UberSuggest, Keyword Tool, SEMrush ou Moz Keyword Explorer

Cada uma destas plataformas tem vantagens, desvantagens e apresenta tipos de informação diferentes. Algumas focam-se na sugestão de palavras-chave, outras apresentam os volumes de pesquisa aproximados para cada uma, entre outros instrumentos essenciais para quem quer tornar o seu blog de viagens num negócio. Por isso mesmo, muitas delas são pagas, ainda que a maioria possua também versões demo gratuitas, ou um número de pesquisas mensais incluído no plano grátis. Cabe a cada um perceber se a sua utilidade compensa o investimento.

Vale a pena experimentar várias ferramentas antes de se comprometer com uma. É importante mencionar também que muitas não têm informação detalhada sobre o mercado português, ou sobre os hábitos de pesquisa do público localizado em Portugal, o que dificulta a pesquisa de palavras-chave.

Como utilizar palavras-chave para otimizar os seus artigos

Para otimizar os seus artigos, deve usar as palavras-chave selecionadas no título, na descrição, e no URL do conteúdo. Quanto mais longo o artigo, maiores são as oportunidades de providenciar informação útil, e de incluir as palavras-chave ao longo do texto de forma natural. A verdade é que ninguém sabe ao certo como funcionam os algoritmos dos motores de busca, e estes são cada vez mais inteligentes. Também é importante usar variações das palavras-chave ao longo do artigo.

Deve sempre lembrar-se, no entanto, que está a escrever para pessoas, e não para motores de busca. Ainda que a otimização para SEO seja essencial para quem queira profissionalizar o seu site de viagens, foque-se na qualidade da escrita e na correção ortográfica.

Os motores de busca utilizam robots e algoritmos para decidir o ranqueamento dos artigos, mas a preocupação principal de qualquer blogger deve ser sempre o leitor final. Certifique-se que não descura na qualidade dos artigos: escreva de forma clara, e assegure-se que o artigo responde efetivamente à pergunta do leitor. A qualidade do conteúdo é sempre o mais importante.

Aqui, no site da ABVP, encontra algumas dicas sobre escrita. Não deixe de espreitar: Ferramentas de correção gramatical para textos mais claros e “Escrita”: quanto valem 1000 emoções?

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Maria Cerejo e Rui Grilo
Maria Cerejo e Rui Grilo

Viajantes apaixonados pelo mundo, criadores de conteúdo, e nómadas digitais com vontade de viajar com calma.
Escrevem sobre as suas aventuras no site Two Find a Way.

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