Com mais de 400 milhões de utilizadores mensais, o Pinterest tornou-se uma ferramenta útil para muitos produtores de conteúdo. Se pretende começar a utilizar esta plataforma de descoberta visual, continue a ler este artigo
Quase todos os bloggers de viagens utilizam as redes sociais para promoverem os seus conteúdos. Das várias dezenas de redes sociais que surgiram nos últimos anos, há duas especialmente importantes para os conteúdos visuais: o Pinterest e o Instagram.
Porquê estas duas em específico e não outras, como o Facebook, Twitter ou YouTube? Por uma razão muito simples: tanto o Pinterest como o Instagram foram concebidos para partilha de fotografias e imagens, com o objetivo de inspirar, informar, educar e entreter o seu público.
Nós, enquanto bloggers de viagens, somos amantes de fotografia. O que significa que temos uma excelente oportunidade de chamar novos leitores para o nosso conteúdo escrito (ou seja, os blogs) através do nosso conteúdo visual (as redes sociais)!
Mas o que é preciso para começar uma conta de empresa (em inglês, business account) no Pinterest? Quer esteja a começar de raiz ou já tenha uma conta criada, este guia ajudá-lo-á a perceber como usar o Pinterest para divulgar conteúdo de viagens.
Como funciona o Pinterest?
O Pinterest evoluiu para muito mais do que uma “rede social para compartilhar fotos”. E isso torna-o numa vantagem para qualquer blogger de viagens (e não só). Estas são algumas das funcionalidades atuais da plataforma, que pode usar a seu favor:
- Motor de busca visual, com um algoritmo quase tão poderoso como o do Google (muito útil para estratégias de SEO – Search Engine Optimization, conhecido em português como Otimização para Motores de Busca);
- Ferramenta de produtividade, que permite planear de forma criativa inúmeros aspetos da vida quotidiana;
- Plataforma de inspiração, que sugere ideias na hora de realizar projetos ou organizar eventos (pessoais ou profissionais);
- Meio digital preferido por milhões de empresas e indivíduos para divulgar o seu trabalho, sobretudo os seus produtos e serviços.
Não acha que uma ou mais destas possibilidades do Pinterest podem ser úteis para o seu blog de viagens?
Glossário do Pinterest
Como qualquer outra rede social, o Pinterest tem termos específicos para designar os diferentes componentes que o constituem. Familiarizar-se com eles é meio caminho andado para aprender a trabalhar com a plataforma.
Pin
Um pin é todo o tipo de conteúdo que é publicado pela primeira vez no Pinterest. Normalmente, cada pin contém uma imagem ou vídeo, título, descrição, texto alternativo (o chamado alt text) e uma ligação para uma fonte externa à plataforma. Esta fonte pode ser um website, blog, vídeo do YouTube, post do Instagram ou do Facebook.
Curiosamente, o único elemento que é obrigatório na criação de pins é a imagem. Os outros são opcionais e o Pinterest criará o pin, quer esses campos estejam preenchidos, quer não. Por isso, não se esqueça de adicionar conteúdo textual antes de publicar uma imagem.
Pin Detalhado
Um pin detalhado é aquele que sincroniza automaticamente informações de um website. Se quiser identificar pins detalhados no feed, procure pins que tenham a foto de perfil e o nome do autor por baixo do título.
Todos os bloggers de viagens com presença assídua no Pinterest utilizam pins detalhados, por isso não se deve saltar esta etapa! Os pins detalhados não só dão um ar mais profissional ao perfil, como lhe garantem os créditos enquanto criador/a.
Existem quatro tipos de pins detalhados: apps, artigos, produtos e receitas. Importa seguir as instruções exatas para reivindicar o website, nas definições de perfil. Depois, adicionar as meta tags em todas as páginas e artigos do blog que queira sincronizar ao Pinterest.
Repin
Um repin é basicamente um pin que foi guardado mais do que uma vez. Para o Pinterest, um repin funciona como uma cópia do conteúdo originalmente criado por um determinado utilizador. Portanto, todos os pins que se guarda na plataforma (seja pelo computador, tablet ou smartphone) são, na verdade, repins.
Se utiliza plataformas de planeamento para agendar os pins (como o Tailwind, Hootsuite ou Later), lembre-se que o Pinterest vai considerá-los sempre como repins, mesmo que eles tenham sido criados de raiz nessa aplicação. O mesmo acontece com os posts das outras redes sociais que guarda nesta plataforma!
Em resumo: Quando publica uma imagem no Pinterest a partir do computador ou dispositivo móvel e lhe acrescenta um texto descritivo e ligação para um website, está a criar um pin. Quando guarda uma imagem que encontrou no Pinterest (incluindo as partilhadas por si), está a criar um repin.
Álbum
Um álbum é uma pasta temática onde guarda os pins e repins. Pode dar-lhe o nome e descrição que quiser, ordenando-o de uma de três maneiras:
- A a Z – organiza os álbuns por ordem alfabética;
- “Arrasta e larga” (em inglês, Drag and drop) – permite mover os álbuns manualmente, caso queira apresentar certos álbuns primeiro (como um inteiramente dedicado ao blog, por exemplo);
- “Guardado pela última vez” (em inglês, Last saved to) – dispõe os álbuns consoante os pins ou repins guardados mais recentemente.
Álbuns de Grupo
Os álbuns de grupo são aqueles onde vários utilizadores adicionam conteúdo. Estes álbuns são sempre administrados por uma só conta (a do criador), mas aparecem no perfil de todas as pessoas que nele colaboram. Distinguem-se dos “normais” pelas fotos de perfil dos seus membros, destacadas ao lado do título (exemplo aqui).
Álbuns Secretos
Como o nome indica, os álbuns secretos são… secretos. Isto é, apenas o criador e colaboradores poderão vê-los. Como não são públicos, não aparecem no feed da página inicial, nos resultados de pesquisa ou em outros locais do Pinterest.
Álbuns Arquivados
Quando está na dúvida entre eliminar um álbum ou guardá-lo para depois, pode sempre arquivá-lo até tomar uma decisão. Os álbuns arquivados e respetivos pins e repins ficam escondidos do perfil, sendo que não se pode guardar novo conteúdo até ser restaurado.
Secção
A secção é uma espécie de categoria para o álbum. Apesar de ser opcional, muitos bloggers de viagens utilizam secções para organizar os seus álbuns por tópicos. Isto porque os álbuns atingem as centenas (se não milhares) de pins e repins em muito pouco tempo, tornando a tarefa de encontrar determinado conteúdo bastante complicada!
Por exemplo, quando começar a ter muitos pins e repins numa pasta chamada “Dicas de viagem em Portugal”, pode criar secções alusivas às regiões (Alentejo, Algarve, Açores, etc.), distritos ou cidades do país.
Nota
À semelhança da secção, a nota é totalmente facultativa e serve de complemento aos álbuns (e pins, se desejar). Tal como o nome indica, pode usar notas como lembretes, listas de tarefas ou até para agrupar ideias que tenciona experimentar mais tarde.
As notas são apenas visíveis para o criador do pin (se a nota tiver sido acrescentada a um pin), ou para o criador do álbum e restantes colaboradores (se tiver sido criada num álbum).
Visualizações Mensais
Em janeiro de 2021, o Pinterest decidiu substituir os “visualizadores mensais” por “visualizações mensais”. A nova métrica diz respeito ao número de vezes que os pins publicados e guardados das contas reivindicadas foram apresentados no Pinterest, nos últimos 30 dias.
Neste momento, pode reivindicar quatro tipos de contas no Pinterest: websites, perfil do Instagram, loja Etsy e canal do YouTube. Todos os pins e repins sincronizados a estas contas serão contabilizados como visualizações mensais, de cada vez que aparecerem no feed da página inicial, nos resultados de pesquisa ou noutros locais da plataforma.
Como criar uma conta de empresa no Pinterest?
Existem três maneiras diferentes de criar uma conta de empresa no Pinterest. Vou explicar resumidamente todas, podendo seguir as instruções da própria plataforma para configurar qualquer uma delas:
Criar uma nova conta de empresa
Se nunca utilizou o Pinterest, pode criar uma nova conta de empresa de forma gratuita. A principal diferença entre este tipo de conta e uma conta pessoal é que tem acesso às análises, isto é, um separador com relatórios detalhados sobre o desempenho dos pins ao longo do tempo.
Criar uma conta de empresa associada
Se já tem uma conta pessoal no Pinterest e quer criar uma segunda, empresarial, pode utilizar o mesmo endereço de email e palavra-passe para iniciar sessão nas duas contas! Para isso, só necessita de criar uma conta de empresa associada.
Converter uma conta pessoal numa conta de empresa
Converter uma conta pessoal numa conta de empresa tem vantagens e desvantagens. O benefício mais importante é, sem dúvida, o facto de conseguir manter os pins e álbuns já criados, além dos seguidores. E se converteu a conta pessoal numa conta de empresa e, entretanto, mudou de ideias, pode voltar atrás.
Contudo, esta opção tem alguns inconvenientes. Por exemplo, se já tinha uma conta de empresa associada a esta, o Pinterest não vai deixar converter a conta pessoal numa segunda conta “profissional”. A única solução será encerrar a anterior.
Outra desvantagem é o “histórico de atividade” da conta pessoal. Basicamente, uma conta de empresa tem uma finalidade comercial, aliada a um nicho e público específicos. Tal não acontece com as contas pessoais, onde normalmente se guarda pins aleatórios.
Embora não tenha acesso a um relatório sobre a atividade na plataforma, o algoritmo do Pinterest guarda um “histórico” de cada utilizador, para melhor servi-lo com sugestões e ideias. Ou seja, não só estará a migrar para a nova conta de empresa conteúdo que não está alinhado com as finalidades comerciais, como também possíveis “erros” que tenha cometido na conta pessoal, por falta de estratégia de marketing digital ou por mero desconhecimento sobre a plataforma.
Como usar o Pinterest na estratégia de marketing digital
Criada a conta de empresa no Pinterest, é hora de começar a utilizar a plataforma. Aqui ficam quatro dicas simples, que serão muito úteis na sua estratégia de marketing digital.
Identifique os seus interesses
Quando se regista numa rede social ou plataforma digital, é normal responder às primeiras etapas de forma quase automática. No entanto, quando se cria uma nova conta no Pinterest, há uma pergunta fundamental que surge logo depois de escolher o género, idioma e país: “os interesses”.
Nesta fase, deve selecionar um mínimo de 5 interesses de um conjunto de 50. É fundamental que escolha “viagens”, seguido de interesses relacionados com o seu nicho. Estes tópicos aparecerão no feed e ainda ajudarão o Pinterest a identificar o conteúdo. Algumas ideias de viagens:
- A dois / românticas: “Casamentos” (por causa dos destinos de lua-de-mel e dos chamados destination weddings);
- Ao ar livre / de aventura: “Fotografia de natureza”;
- Culturais: “Fotografia” e “Arquitetura”;
- De bem-estar: “Citações”, “Citações inspiracionais”, “Receitas saudáveis”, “Saúde e exercícios” e “Saúde e fitness”;
- De lifestyle: “Acessórios femininos”, “Estilo de rua feminino”, “Maquilhagem”, “Moda feminina casual” e “Sapatos femininos”;
- Em família / com crianças: “Atividades infantis”;
- Gastronómicas: “Receitas fáceis”, “Receitas saudáveis” ou “Sobremesas cruas”.
Incorporar palavras-chave… EM TODO O LADO!
Tal como acontece no Google, as palavras-chave são o elemento mais importante para que um perfil, álbuns e conteúdo sejam encontrados no Pinterest. Eis todos os sítios onde se deve incorporar palavras-chave:
- Nome: deve incluir o nome e/ou nome do blog (se justificável), seguido de palavras-chave como “Blogger de Viagens” / “Travel Blogger” e o respetivo nicho de viagens. Limite: 65 carateres;
- Sobre o perfil: se tiver website e contas externas verificadas, então não precisa de preocupar-se em incluí-las nesta parte – o Pinterest faz isso. Aproveite antes para descrever o blog numa frase ou duas, recheadas de palavras-chave. Limite: 160 carateres;
- Nome dos álbuns: Ao contrário das secções, os nomes dos álbuns são pesquisáveis nas buscas. Por isso, escolha um sistema que permita organizar os pins e repins de forma prática (para si) e eficaz para o Pinterest, usando palavras-chave. Pode criar álbuns por destinos (continentes, regiões, países, cidades), ou por tipo de viagem (day trips, escapadinhas, mochilões, road trips, etc.). Limite: 50 carateres;
- Descrição dos álbuns: “Pessoas” e “Álbuns” são dois dos filtros disponíveis na barra de pesquisa do Pinterest. Logo, é natural que queira estender o alcance, multiplicando as palavras-chave que melhor descrevem os temas dos seus álbuns. Limite: 500 carateres;
- Pins: parece óbvio, mas muitos criadores de conteúdos ignoram o poder das palavras-chave nos pins! Para que o pin, ao ser publicado, tenha hipóteses mais altas de ser encontrado, deve inclui palavras-chave no título (limite: 100 carateres), descrição (limite: 500 carateres), texto alternativo (limite: 500 carateres), ligação de destino (isto é, o link para o blog) e na própria imagem!
Leia também: O que são palavras-chave e como as utilizar.
Aproveite as diretrizes do Pinterest para pins de alta qualidade
O criador de pins faz algumas recomendações em relação à imagem e respetiva descrição. Por exemplo, a resolução ideal de um pin é de 1000 x 1500 pixéis (ou no caso da proporção de ecrã, esta é de 2 : 3). A plataforma recomenda também um título entre 40 e 100 carateres e uma descrição com um mínimo de 100 carateres.
Ter atenção a estas simples diretrizes ajuda a poupar tempo e trabalho – e claro, a evitar erros básicos de SEO, que terão consequências no alcance e interação.
Selecione os objetivos da conta
Depois de criar o perfil, aceda às “Definições” e, depois, às “Definições de conta”. Deslizando para baixo, encontrará uma secção denominada “Objetivos da conta de empresa”.
Esta serve para informar o Pinterest do que se pretende alcançar com a conta. Deve selecionar um máximo de 3 dos 5 objetivos disponíveis, da lista abaixo:
Agora que sabe como funciona o Pinterest, é altura de pôr em prática todas as dicas sugeridas neste artigo.
Quer decida começar uma conta do zero e definir uma boa estratégia desde o primeiro dia, quer pretenda reformular uma conta já existente e corrigir possíveis “erros” do passado, pode (e deve) utilizar o Pinterest para atrair e direcionar mais tráfego para o seu blog de viagens.
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