Nome: Carla, Leonel, Sofia e Francisca
Profissão: Professores e estudantes
Data de nascimento: 1975, 1978, 2006 e 2010
Local de nascimento: Cinfães, Penalva do Castelo e Viseu
Local de residência: Viseu
Próximas viagens: Portugal, Luxemburgo e sudoeste asiático
Blog: Continuando à procura
1. O que significam as viagens para vocês?
Carla – As viagens são aqueles momentos que me fazem sentir viva, livre e tranquila. Não conhecemos muitos países, mas conhecemos alguns muito bem, nomeadamente Portugal. Fazemos muitas escapadinhas, procuramos conhecer sempre lugares diferentes, por vezes, conjugamos os lugares com as aprendizagens escolares das miúdas. Adoramos praia, montanha, campismo, trilhos, road trips, o pôr do sol….
Somos descomplicados, adaptamo-nos a qualquer circunstância, pois o que queremos é conjugar o verbo IR. Somos uns inquietos, estamos sempre à procura de novas experiências. Valorizamos imenso o nosso planeta e, como tal, viajamos sempre de forma sustentável e com menor impacto possível para o mesmo.
Leonel – As viagens significam fugir da rotina, conhecer novas culturas, partilhar experiências com a família e, simplesmente, viver.
Sofia – As viagens, para mim, são uma fonte de aprendizagem, uma oportunidade de abrir horizontes e conhecer novas culturas e um momento de introspeção sobre o mundo em que vivemos.
Francisca – As viagens são para nos encontrarmos, adquirirmos cultura e conhecimentos.
2. Entre os destinos que já visitaram, há algum que vos tenha marcado de forma especial? Contem-nos.
Carla – São Tomé e Príncipe, sobretudo a ilha do Príncipe, pela dupla insularidade, porque se apresenta como um destino genuíno, povoado de pessoas autênticas e muito hospitaleiras. Depois há todo aquele verde e azul que nos enche as vistas, a comida que nos regala o paladar, e todo um modo de vida que nos consciencializa para o que de facto é importante na vida. É daqueles sítios que nos fazem sentir de alma cheia!
Leonel – O Príncipe (São Tomé) pela simpatia e autenticidade das pessoas e pela simplicidade da vida. Com pouca coisa são muito felizes.
Sofia – As viagens que mais me marcaram foram à Suíça e Itália. Suíça pelas paisagens incríveis e por todos os vilarejos de montanha. Itália, sobretudo Florença, por toda a sua história e arte maravilhosa.
Francisca – Suíça e Itália. Na Suíça amei as paisagens com neve e os chocolates (ahhh). Em Itália amei a comida e as paisagens, desta vez, verdejantes e naturais.
3. O que mais vos influencia na hora de escolher um destino de viagem?
Carla – A diversidade paisagística, cultural, patrimonial e gastronómica. Os preços também condicionam na hora da escolha: somos quatro e isso implica um maior esforço financeiro!
Leonel – Os gostos pessoais e também os preços.
Sofia – Penso que escolhemos consoante a cultura do lugar, as suas paisagens e história.
Francisca – As paisagens e a comida!
4. Já viveram fora de Portugal mais que seis meses?
Não
5. Expliquem o que é o vosso blog de viagens e a razão da sua existência.
Demos início ao blog, que muito preenche as nossas vidas, há cerca de seis anos, e todos contribuímos ativamente para o seu desenvolvimento. Trata-se de um blog de viagens em família, pois é nesse registo que viajamos. Nasceu, portanto, da conjugação de duas coisas que adoramos fazer: viajar e escrever.
Nele partilhamos os destinos, hotéis e restaurantes que experimentamos, inspirando outros visitantes a fazerem o mesmo, pois consideramos que a vida é uma soma de experiências, de procura de novos locais, numa perspetiva de conhecimento e valorização do mundo.
Leonel – É um blog de viagens em família e surgiu para partilhar, incentivar e descomplicar as viagens aos nossos amigos e familiares.
Sofia – É um sítio onde damos a conhecer o nosso gosto pelas viagens, pela fotografia e escrita. Surgiu devido ao nosso desejo de partilhar o mundo e porque os nossos amigos e família muitas vezes nos pediam ajuda e conselhos para as suas viagens.
Francisca – Nós amamos viajar e dar dicas, então criámos o blog para as partilhar e demonstrar o nosso amor pelo mundo.
6. Como surgiu o nome do blog?
O nome do blog surgiu por mero acaso. Na época, tínhamos uma lista com possíveis nomes, mas quando perguntámos a opinião ao meu irmão, ele não gostou de nenhum. Após o que afirmei: “Pronto, continuando à procura”.
Mal proferi a frase, olhámos um para o outro, com um brilho nos olhos, e percebemos: estava encontrado o nome. Representa aquilo que ativamente fazemos, que é continuar à procura de mais culturas, locais e paisagens de tirar o fôlego.
7. Destaquem um dos posts de que mais gostam no blog e expliquem porquê.
Carla – Destaco não um, mas vários posts, escritos pelas mais pequenas, criados com aquele entusiamo e perspetiva que só os mais novos têm. A sua visão das viagens, a forma como as relatam e ilustram enchem-nos de alegria e orgulho. Quando lemos um post escrito pela Sofia e pela Francisca ficamos com a sensação de objetivo cumprido. É para isso que estamos neste mundo, para o conhecer, compreender e valorizar e, acima de tudo, educar duas crianças, agora adolescentes, com base nestes valores.
Leonel – A primeira road trip pelo sul de Espanha, porque foi uma semana sem horários e sem destino, à descoberta.
Sofia – Gosto especialmente de ilustrar os sítios que visitámos. É um momento para recordar a viagem e descontrair, enquanto desenho e pinto.
Francisca – Gostei, sobretudo, de escrever e ilustrar a viagem que fizemos a Itália.
8. Alguma dica para quem pretende começar agora um blog de viagens?
Carla – Trabalho, muito trabalho, dedicação e persistência, mas sobretudo, paixão.
Leonel – Têm a certeza? Dá muito trabalho…
Sofia – Considero que um blog é algo que tem de ser criado com amor e dedicação, porque às vezes pode ser cansativo, tendo em conta toda a logística do antes, durante e após a viagem, mas, desde que se faça por prazer, a essência está lá.
Francisca – Trabalho e dedicação.
9. Que papel desempenham os blogs junto de outras pessoas que gostam de viajar?
Os blogs servem de inspiração para outros, para despertar a curiosidade pelo mundo, e constituem uma base de conhecimento para as pessoas que pretendem viajar ou, simplesmente, viajar sem sair do lugar.
10. Qual é o vosso maior sonho por cumprir?
Carla – O meu maior sonho é orientar as mais pequenas até serem financeiramente independentes e, a partir daí, viajar de forma despreocupada com o meu companheiro pelo mundo, trabalhando apenas na criação de conteúdos digitais.
Leonel – Dar a volta ao mundo.
Sofia – Neste momento, o meu sonho seria ir ao Japão, devido à sua cultura tão distinta, mas inspiradora, pelas suas paisagens, pelos templos e história que guardam.
Francisca – O meu maior sonho é conhecer o México e, se possível, um grupo pop global chamado Now United.