Blog de Nicho: O segredo para se destacar no meio da multidão

Numa blogosfera cheia de caos e informação em massa, como pode um blog sobressair e ganhar seguidores? Escolher um nicho é um dos primeiros passos para que possa atingir o sucesso que procura.

Se tem um blog de viagens sabe o quanto é complicado conseguir destacar-se nesta área. Mas a solução está, em primeiro lugar, definir um nicho.

Criar um blog dirigido a um segmento específico, dentro de uma área de trabalho mais ampla, traz claras vantagens. Essas traduzem-se em mais leitores, reconhecimento do autor como autoridade na matéria e até numa aposta por parte de parceiros comerciais.

Quer saber mais? Vamos a isso!

Atrair mais leitores com um blog de nicho

Pode pensar que ao ter um blog de viagens já está a segmentar. E está mesmo. Porém, o tema Viagens e Turismo dentro da blogosfera é enorme! Se não tentar dirigir a sua plataforma para uma temática mais específica, estará mergulhado nesse mar de oferta onde é muito difícil manter a cabeça à tona. Tal é ainda mais importante para quem está a começar e ainda não é conhecido no mercado.

Uma das mais-valias em apostar num blog de nicho é conseguir atrair mais leitores, os quais serão mais leais. Com um tópico bem definido, os interessados sabem que ali vão encontrar a informação que precisam e tornam as visitas recorrentes, uma vez que esta é a sua área preferida.

Existem vários exemplos de blogs segmentados no setor das viagens: viajar em casal, solo travel, viagens de luxo, cruzeiros, dedicados a uma localização, etc. Para todos existe um público ávido de informação.

Ser um especialista na matéria

Por outro lado, focando as atenções para um determinado nicho, vai acabar por se tornar num perito no tópico. Quem sabe “o” especialista! Vai esmiuçar tudo o que há para saber, vai abordar o assunto de várias vertentes, e esse trabalho será legitimado pelos leitores.

Essa especialização levará igualmente ao reconhecimento por parte dos seus pares, do mercado editorial — caso pretenda escrever para outras plataformas ou meios de comunicação — e até de potenciais parceiros comerciais.O que nos leva ao ponto seguinte…

Focar para rentabilizar

Focar-se num nicho e dedicar a sua escrita a essa área vai igualmente atrair parceiros que atuam nesse mercado. 

Imagine que o seu blog é sobre viagens a acampar. Uma marca de tendas de campismo terá muito mais vantagem em associar-se a si do que a um blog que aborde Viagens em geral, onde provavelmente não estará a atingir o público que pretende.

Se quer monetizar o blog, dedicar-se a um nicho é o caminho a seguir.

E se eu me fartar do meu blog?

Esta é uma das grandes preocupações dos bloggers quando pensam se querem ou não trabalhar um nicho.

Quem começa um blog quer escrever sobre todos os seus interesses e dedicar-se a apenas um deles pode acabar por ser desmotivante. “E se não tiver assim tanto para dizer sobre o tema?”

Antes de escolher um nicho tem de pensar no que gosta de fazer dentro do segmento Viagens e onde pode contribuir mais, com informação relevante para outros viajantes. Lembre-se que não vai querer fazer um blog com o qual ninguém se identifica, nem mesmo você. Faça sempre a pergunta: “Vejo-me a escrever sobre este tópico daqui a um ano?” Se sim, avance!

Outra questão que deve colocar é se terá leitores. Um tópico pode ser natural e super atrativo para si, mas se ninguém tiver interesse na matéria não será lido. Com uma pesquisa simples na internet, utilizando o Google Trends ou avaliando as palavras-chaves que vai querer utilizar, poderá ter uma noção do nível de procura que o tema tem.

Defina o público ideal, quem vai querer alcançar, e é ele que deve ter em mente todas as vezes que escreve.

Criar um blog de nicho vai permitir diferenciá-lo dos restantes, mas pode ser assustador, uma vez que estará focado num assunto em particular. Mas considere que nada o impede de abordar outras temáticas dentro do segmento. Voltando ao exemplo das viagens a acampar, nada impossibilita que escreva sobre assuntos como passeios pedestres, roteiros de destinos visitados, reviews de equipamento ou até comida e receitas em viagem.

Deste modo consegue atrair leitores e, simultaneamente, oferecer-lhes informação complementar. E, variando os tópicos de escrita, dificilmente se vai fartar de um tema que já por si o atrai.

Tem um blog de nicho? Partilhe a sua experiência na caixa de comentários, e se está a pensar começar um, fale-nos das suas dúvidas ou receios.

Partilhar
Marlene Marques
Marlene Marques

A Marlene é a autora do Marlene On The Move. Jornalista de profissão, criou o blog de viagens para partilhar as suas aventuras em Portugal e no Mundo. Não é raro partir à descoberta de novos países e culturas… muitas vezes com a prancha de surf na bagagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procurar