Sempre foi um sonho nosso visitar a Antártida. Conhecido como o Continente Branco ou como o Sétimo Continente, mantém-se um mistério. Todos nós já vimos documentários na televisão sobre este destino, mas são tão poucas as pessoas que lá vão que a informação não é muita.
Aquilo que nós imaginávamos que seria, não foi, e as nossas expectativas foram largamente ultrapassadas! A primeira visão do continente ocorreu na madrugada do terceiro dia a navegar no Estreito de Drake, acompanhados por baleias, focas e pinguins. Começámos a ver alguns icebergues a flutuar e lá ao fundo, da penumbra, surgiram as montanhas geladas, imponentes e agrestes. Um destino recheado de vida, sem uma única intervenção do Homem, onde a espécie dominante é a vida selvagem existente e não o Homem. Recuperadas da caça furtiva de há umas dezenas de anos, estas espécies conseguiram prevalecer e fazer vingar a sua existência, dizendo não à extinção iminente de outros tempos. Não encontramos nenhum lugar semelhante sequer neste mundo. É sem dúvida um local inóspito, mas de uma beleza extrema.
Pisar este destino foi alcançar um sonho que julgávamos ser impossível. Mas não é fácil planear uma viagem destas, e ela exige que estejemos prontos a sair a qualquer momento. Visto ser uma viagem extremamente cara, é necessário esperar por uma promoção last minute para ser comportável. Isso significa que assim que se recebe a newsletter com a promoção, é fazer malas e partir no espaço de uma semana ou até mesmo, na pior das hipóteses, de dois dias.
Uma viagem à Antártida sem ser em modo last minute pode custar cerca de 20.000€, mas aproveitando uma promoção pode ficar por 7.000€. A diferença é enorme, e mesmo continuando a ser uma viagem cara, podemos afirmar que nunca nenhuma outra viagem foi tão especial como esta.
Todas as paisagens, a vida selvagem, o tempo passado a bordo do navio, tudo o que assimilamos, vivemos e que nunca vamos esquecer, justifica todo o valor que se dá por esta viagem. Bem sabemos que é muito dinheiro, e que não está acessível a toda a gente, mas uma poupança grande para esta viagem vale a pena!
Não se esqueçam de levar bom equipamento de neve impermeável, várias camadas de roupa, umas boas botas também impermeáveis, gorro, cachecol, luvas, meias quentes e todo e o melhor equipamento fotográfico que tiverem!
Para poderem enquadrar melhor a temporada na vossa agenda, saibam que só saem viagens para a Antártida entre Outubro e Março, pois nos meses restantes o continente congela, aumentando de tamanho e tornando-se inacessível aos navios. Além disso, o Estreito de Drake deixa de ser navegável.
Por isto e por muito mais, mais do que qualquer descrição que possamos fazer, recomendamos que vão, e vejam e sintam este destino por vocês mesmos.