ART&TUR Lousã 2024

Decorreu no passado mês de outubro o XVII Festival de Cinema Internacional Art&Tur. A primeira edição do festival aconteceu em 2008, em Barcelos e o prémio é tradicionalmente sempre um Galo de Barcelos estilizado. É um festival itinerante e tem lugar na região centro, graças ao acordo entre a Centro de Portugal Portugal Film Comission e a ERT Centro de Portugal, detentora dos direitos do festival. O Art&Tur faz parte duma rede internacional de festivais de filmes de turismo e é um dos mais relevantes no meio.

A relação da ABVP com o festival remonta ao ano de 2020, edição que decorreu em Viseu, em plena pandemia. Participaram vários bloggers (Alma de Viajante, Bornfreee, Wandering Life, O Berço do Mundo, Marlene on the Move e 365 dias no mundo). Alguns fizeram parte de uma mesa redonda e outros apresentaram categorias de filmes. Desde esse ano, a ABVP colabora regularmente com o festival, havendo entre associados e membros fundadores elementos do júri e participantes.
A ABVP esteve presente nas edições passadas em Aveiro (XIV Art&Tur 2021), Ourém (XV Art&Tur 2022) e Caldas da Rainha (XVI Art&Tur 2023).

O Filipe Morato Gomes (Alma de Viajante) tem estado envolvido neste festival, primeiro como júri (2021-2022) e mais recentemente como participante, tendo vencido este ano três prémios com o projecto Rostos de Aldeia, prémios que se somam às vitórias em edições de 2022 e 2023.

A Catarina Leonardo (Wandering Life) é desde 2021 júri do festival e tem moderado mesas redondas em algumas edições.

A Sónia Justo (Lovely Lisbonner) já moderou conversas e este ano lançou um vlog Art&Tur, onde entrevistou vários elementos da organização e júris.

O Rui Barbosa Baptista (Bornfreee) e a Carla Mota (Viajar entre Viagens) foram juris em edições anteriores. O Rui também já foi moderador.

A ABVP desafiou a organização do Art&Tur a criar uma categoria Blogging com a finalidade de escolher o melhor artigo sobre a cidade ou região em que decorre cada edição. Em 2024 temos já quatro prémios entregues, todos a associados da ABVP. A primeira vez que existiu esse prémio foi na edição de 2021, na cidade de Aveiro, e foi ganho pela Ana C. Borges, do blogue Viajar Porque Sim. Nas edições de 2022 e 2023 venceu a Raquel Morgado (365 dias no mundo), e este ano o prémio foi atribuído a Carla Ferreira, do blogue Continuando à Procura.
A entrega do prémio de 2024 foi feita pela Presidente da ABVP, Mónica Alves (Passaporte no Bolso), eleita este ano, sendo este o seu primeiro acto oficial nessas funções.

O Festival Internacional de Cinema Art&Tur já se tornou um dos eventos em que muitos associados participam também com o intuito de rever amizades que lá se criaram. E é também pela participação neste festival que têm sido convidados alguns oradores do ABVP Travel Fest. A presença no Art&Tur é de inscrição obrigatória, mas tem entrada gratuita.

A próxima edição do festival irá decorrer no Fundão em Outubro de 2025.

As fotografias deste post são propriedade do Art&Tur.

Partilhar
Raquel Morgado
Raquel Morgado

Viajante, profissional de saúde, mãe, viciada em séries e livros. Não conta países visitados, mas faz contagem decrescente até à próxima viagem. Co-autora do blog 365 dias no mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procurar