Seis membros da ABVP visitaram a Tailândia no início de 2020, a convite da Autoridade de Turismo daquele país, e prometem desvendar os seus secret spots
Que a Tailândia é um destino muito cobiçado pelos apaixonados por viagens, toda a gente sabe. O roteiro passa normalmente pelas ilhas e locais mais turísticos, contudo, não faltam outros lugares onde a beleza, a natureza, a gastronomia e a cultura maravilham os olhos até dos mais céticos.
Nesse sentido, e com vista a atrair visitantes para outros locais menos conhecidos, a Autoridade de Turismo da Tailândia convidou seis membros da ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses para uma experiência diferente.
Assim, Filipe Morato Gomes (Alma de Viajante), David Samuel Santos (Dobrar Fronteiras), Elsa Lisboa (Viagens & Miúdos), Rui Barbosa Batista (Bornfreee), João Leitão (João Leitão Viagens) e Maria João Proença (Joland) partiram, no início do ano, à descoberta de uma Tailândia menos turística.
Cada viajante fez um itinerário diferente, à sua medida, de forma a que as experiências fossem distintas e que cada um pudesse retratar as belezas pouco exploradas deste país do Sudeste Asiático.
Os três primeiros bloggers rumaram ao norte da Tailândia, começando a aventura em Banguecoque, enquanto os restantes exploraram o sul do país, a partir de Phuket.
Para além de Banguecoque, Filipe Morato Gomes passou por Trat e Koh Kood; David Samuel Santos explorou as maravilhas de Sukhothai e Lampang, enquanto Elsa Lisboa passou por Chiang Rai, Nan e Phrae.
No sul, depois de algumas experiências interessantes na linda Phuket, João Leitão rumou a Khao Lak e Khao Sok; Rui Barbosa Batista partiu à descoberta de Koh Yao e Khao Lanta e Maria João Proença explorou a Surathani e Nakhonthammarat.
A Tailândia é um país do Sudeste Asiático com mais de 2000 anos de história, pelo que a partilha [dos bloggers] com os leitores da experiência de vida na Tailândia menos turística é essencial para dar a conhecer outros lugares igualmente merecedores de uma visita e estadia.
O turismo tem-se concentrado essencialmente em Banguecoque, Phuket, Krabi, Samui, Chiang Mai e Chiang Rai, mas o destino é grande e seguro, pelo que não há razão para os visitantes se concentrarem exclusivamente nos locais mais turísticos. Há ainda muito para descobrir. Os bloggers portugueses que aceitaram o desafio de escreverem sobre a Tailândia desconhecida irão abrir as portas para alguns dos secret spots mais emblemáticos.
Rosário Louro
Representante do turismo da Tailândia em Portugal
Os seis viajantes já começaram a escrever sobre a experiência, pelo que vale a pena espreitar os respetivos blogs ou acompanhar a partilha dos artigos na página de Facebook da ABVP.
Alguns artigos resultantes desta blogtrip:
ALMA DE VIAJANTE
Golfo da Tailândia: que ilha escolher? (Koh Chang, Koh Mak, Koh Kood ou Koh Wai)
Koh Kood, a ilha mais bonita da Tailândia?
Koh Wai, o segredo mais bem guardado do Golfo da Tailândia
Koh Mak, equilíbrio perfeito no Golfo da Tailândia
The Kingdom of Somchai’s Affection, o local mais bizarro de Koh Mak
Kudeejeen, o bairro português de Bangkok
Onde ficar em Bangkok (os melhores bairros e hotéis)
BORN FREEE
Koh Mook, a melhor ‘vida de ilha’ tailandesa longe das multidões
Koh Panyee, a ilha flutuante tailandesa que os malaios ‘inventaram’
DOBRAR FRONTEIRAS
Sukhothai, as ruínas do reino da felicidade
Visitar Si Satchanalai, a cidade dos bons
Ban Natonchan: visitar o lado rural da Tailândia
Amigos do Elefante Asiático: um hospital para gigantes
João Leitão Viagens
30 Curiosidades sobre a Tailândia
Viajar na Tailândia • Guia de Viagem
Melhores destinos para visitar a Tailândia
Roteiro de 10 dias no norte da Tailândia
Roteiro de 1 semana no sul da TailândiaLocais UNESCO na Tailândia
VIAGENS & MIÚDOS
Tailândia com crianças: guia de viagem