Quatro membros da ABVP – Associação de Bloggers de Viagens Portugueses, participaram na blogtrip “À Descoberta do Turismo Industrial”, promovida pelo Turismo Centro de Portugal, entre 12 e 14 de abril de 2022.
David Samuel Santos (Dobrar Fronteiras), Filipe Morato Gomes (Alma de Viajante), Marta Durán (Boleias da Marta) e Sónia Justo (The Lovely Lisbonner) realizaram esta viagem, integrada na iniciativa nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, que decorreu de 8 a 14 de abril.
A blogtrip levou o grupo à descoberta do Património Industrial e de Indústria viva no centro do país, passando pelo Entroncamento, Alcanena, Porto de Mós, Leiria, Marinha Grande, Ílhavo e Estarreja.
Património Industrial e Indústria Viva
Durante três dias, os bloggers tiveram a oportunidade de conhecer o Património Industrial e a Indústria Viva do Centro de Portugal, em alguns dos locais que fazem parte da Rota do Turismo Industrial.
O legado histórico e patrimonial relacionado com a indústria está patente em coleções de tecidos, cerâmica e vidro, produtos incontornáveis e verdadeiras fontes de inspiração.
Turismo Centro de Portugal
O grupo teve o privilégio de ver ao vivo os artesãos a desenvolverem a sua arte e de testemunhar como ainda se trabalha o vidro através da técnica de vidro soprado, por exemplo.
Locais Visitados
A História da Ferrovia no Museu Nacional Ferroviário do Entroncamento
A viagem começou no Entroncamento com a visita ao Museu Nacional Ferroviário e almoço na carruagem-restaurante, dentro do complexo do museu. O espaço pertence à Rede Nacional de Museus Ferroviários, cujo património pode ser visitado em diversos pontos do país.
Viagem ao Mundo da Lã – desde a tosquia ao produto final
Em Alcanena “entraram” no mundo da lã com a visita a um lavadouro, onde decorre a primeira etapa no processo de tratamento da lã, depois da tosquia.
A visita à fábrica Multilãs, responsável pela marca Chicoração, com showroom na fábrica e lojas de venda ao público em Lisboa, em Porto de Mós, permitiu conhecer as próximas etapas no tratamento da lã, nomeadamente a fiação (transformação da rama em fio).
Em frente à fábrica fica o MIAT – Museu Industrial e Artesanal do Têxtil, localizado numa antiga fábrica de tapetes, que também foi possível visitar. O grande objetivo do museu é homenagear a indústria do têxtil de Mira de Aire e Minde.
A História do Cimento – Museu e Fábrica do Cimento da Maceira Liz
Em Leiria, o grupo visitou o museu e fábrica do cimento da Maceira Liz, conhecendo a história da unidade, do próprio produto, e o impacto deste na economia do país e da região. A visita foi acompanhada por dois antigos funcionários da fábrica, que para além dos aspetos técnicos transmitiram muito da parte afetiva e emocional que os liga ao local.
Imersão na Indústria do Vidro na Marinha Grande
Quando pensamos na Marinha Grande é inevitável associá-la à indústria do vidro, uma vez que esta indústria moldou a história e a vida da cidade e dos seus habitantes.
O tempo na Marinha Grande dividiu-se em três momentos. Começou no Museu do Vidro, seguiu-se a visita ao atelier de artesanato vivo, onde os artesãos trabalham o vidro através de técnicas de lapidação e do uso do maçarico. Por último, visitou-se a fábrica Vidrexport, a única na Marinha Grande onde ainda se trabalha de forma artesanal através da técnica do vidro soprado.
O Vidro e a Louça em Pó de Pedra
Em Ílhavo conheceram o mundo da Vista Alegre, com um programa que começou no antigo forno e se desdobrou em várias mini visitas dentro do complexo: o museu, o bairro operário, a capela, o teatro, o atelier de pintura manual e as lojas Bordalo Pinheiro e Vista Alegre. A visita guiada foi feita por uma das funcionárias que tem a sua história de vida ligada à Vista Alegre, filha e nora de antigos funcionários.
Os bloggers tiveram ainda a oportunidade de participar num workshop sobre cerâmica e pintura manual.
“Arroz – Fábrica da História” – Futura Fábrica do Descasque do Arroz
Em Estarreja, no mesmo local onde em 1922 começou a laborar a “Hidro-Eléctrica de Estarreja”, vai nascer a “Arroz – Fábrica da História” na futura fábrica de descasque do arroz. O projeto inclui a criação de um circuito museológico, com recurso a novas tecnologias, com o objetivo contar a história da indústria do arroz nesta região.
Alojamento
Durante a blogtrip, os participantes ficaram alojados no Hotel Montebelo Vista Alegre (em Ílhavo) e no Cooking & Nature / Nest (em Porto de Mós), onde também tiveram uma experiência de showcooking durante o jantar.
Posts Publicados
Para além de muitas e inspiradas partilhas nas redes sociais, os participantes já produziram conteúdo sobre esta blogtrip nos respetivos blogs. A saber:
Turismo industrial em Leiria e Marinha Grande (Dobrar Fronteiras)
Turismo industrial: um roteiro no Centro de Portugal (Alma de Viajante)
Turismo industrial: Centro de Portugal (Boleias da Marta)
Roteiro de 3 dias, Turismo Industrial no Centro de Portugal (Lovely Lisbonner)