Nove membros da ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses participaram das Jornadas Gastronómicas Gerês-Xurês, promovidas pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal, que os levou até às maravilhas naturais e gastronómicas dos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro.
Realizadas em dois momentos distintos (3 a 6 de setembro e 11 a 13 de setembro), incluíram experiências inesquecíveis, numa perspetiva inspiradora do património do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Jornadas Gastronómicas Gerês-Xurês
A gastronomia é um dos produtos mais estruturantes para a consolidação da oferta turística da região e da imagem do destino no contexto nacional. (Luís Pedro Martins – Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal )
Os bloggers tiveram oportunidade de provar especialidades locais como a carne cachena, o cabrito, o fumeiro, os queijos de cabra e a broa artesanal. Os doces também fizeram as delícias dos participantes, das compotas caseiras aos favos de mel, do bolo de discos aos charutos de Arcos, uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal.
Realizados na região dos vinhos verdes, os roteiros gastronómicos contaram com várias opções de harmonização dos pratos com vinhos únicos no mundo, com destaque para o Alvarinho, o Vinhão e também o espumante de vinho verde.
Se ficou clara a riqueza gastronómica da região, o património paisagístico não ficou esquecido. Os bloggers da ABVP visitaram lugares diferenciados, de que o castelo e os espigueiros do Lindoso, o castelo de Montalegre e as aldeias de de Sistelo (uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria “Aldeias”) e de Pitões das Júnias são meros exemplos.
No que respeita ao património, maravilharam-se com o Paço da Giela e com a Igreja Românica de Bravães, depois de passarem pelo maior baloiço de Portugal, no Mezio. Por fim, do alto dos miradouros foi possível contemplar a magnificência das serras e montanhas tão próprias do território.
As paisagens dos miradouros de Estrica, do Padrão e da Ermida deverão inspirar os bloggers, que visitaram também o Centro Interpretativo Fernão Magalhães, as Termas de Melgaço, as Lagoas de Marinho, o Ecomuseu do Barroso e o Espaço Padre Fontes.
Participantes das blogtrips
A viagem permitiu redescobrir as paisagens, assim como as gentes que são a alma deste território que é Reserva da Biosfera.
Nas Jornadas Gastronómicas Gerês-Xurês participaram os seguintes bloggers: Filipa Chatillon (Contos Alfacinhas), David Samuel Santos (Dobrar Fronteiras), Sónia Justo (Lovely Lisbonner), Mónica e Guilherme Alves (Passaporte no Bolso), Sandrina e Tiago Ferreira (The Wise Travellers), Ana C. Borges (Viajar Porque Sim) e Catarina Monteiro (Wander Life Blog).
Além da exposição mediática do território nas redes sociais, destas blogtrips resultarão vários artigos nos respetivos blogs.
Posts publicados (em atualização)
Baloiço do Mezio | o maior baloiço de Portugal (Passaporte no Bolso)
Fim-de-semana Gastronómico em Terras de Bouro (The Wise Travellers)
O sabor do Gerês em Terras de Bouro (Viajar porque sim)
Paço de Giela | uma viagem “onde Portugal se fez” (Passaporte no Bolso)
Passadiços do Sistelo em Arcos de Valdevez (Passaporte no Bolso)
Peneda-Gerês: de Arcos de Valdevez a Sistelo (Dobrar Fronteiras)
Porta do Mezio no Parque Nacional Peneda-Gerês (Passaporte no Bolso)
Turismo Responsável: Um apelo (Contos Alfacinhas)
Um pequeno aparte vínico (Contos Alfacinhas)