Hoje em dia as redes sociais são um complemento importante (até mesmo indispensável) para um bloggers de viagem. Todos compreendemos o poder que estas têm no nosso dia-a-dia e a relevância de criarmos conteúdos de qualidade que envolvam o nosso público-alvo. No entanto, pode tornar-se difícil gerir a nossa rotina diária com o empenho que as redes sociais exigem e ainda assim garantirmos que tiramos o máximo partido dos nossos esforços. Por isso, partilho convosco algumas ideias que podem ajudar a otimizar a gestão das nossas redes sociais.
Definir objetivos
Uma das prioridades na gestão das redes sociais dos ABVP member bloggers de viagem deverá ser delinear os objetivos e as estratégias que poderão utilizar para os alcançar. Na minha opinião, é importante que os objetivos sejam realistas, para mantermos o foco e a motivação, evitando a frustração de acabarmos por não fazer aquilo a que nos propomos. Isto ajuda-nos a organizar tarefas, a concentrar esforços e a avaliar os resultados.
Exemplos de objetivos:
- Aumentar a autoridade profissional;
- Aumentar o reconhecimento e notoriedade da nossa marca;
- Aumentar a interação e fidelização da audiência;
- Aumentar o número de leads (contactos);
- Apresentar e divulgar novos produtos.
Adoptar estratégias de organização
Planear tudo com antecedência irá permitir-nos pensar nos conteúdos mais adequados para os nossos objetivos e garantir que o que publicamos é estratégico, coerente e cativante. Para este planeamento podemos recorrer a um calendário de conteúdos, distribuindo por datas, temas e tópicos, e criando também um horário consistente de publicações.
Considero muito importante manter o conteúdo produzido organizado em ficheiros e pastas, de forma a ficar facilmente acessível. Esta organização é também uma mais-valia para evitarmos perder material relevante para o nosso trabalho.
Produzir conteúdo relevante
O conteúdo é fundamental quando se trata de redes sociais, no entanto não devemos criar apenas conteúdo mas também desenvolvê-lo de forma criativa através de imagens ou vídeos. Há que reservar algum tempo do nosso dia para pensar em ideias novas e criar conteúdos apelativos. Isto ajuda-nos a criar seguidores leais e a aumentar a nossa presença nas redes sociais. Contudo, não significa criar conteúdo novo todos os dias, mas sim manter uma frequência de publicação que mostra que nos importamos com as necessidades do nosso público.
Agendar as publicações
Utilizar ferramentas de agendamento e de gestão das redes sociais para planear e publicar conteúdos com antecedência será uma mais-valia. Isto poupará tempo e energia para completar tarefas repetitivas, ajudará a garantir que o conteúdo é partilhado nos momentos certos, e será mais fácil analisar o desempenho de cada rede social. Além disso, permite-nos ficar com mais tempo para as tarefas que têm maior importância ou requerem mais reflexão.
Medir resultados
É importante analisar regularmente o nosso desempenho nas redes sociais. A análise das métricas pode ajudar-nos a compreender a eficácia das publicações e campanhas, determinar quais as estratégias que estão a funcionar, e identificar áreas a ajustar e/ou melhorar, adaptando conteúdo às necessidades dos nossos seguidores.
Interagir com os seguidores
Esta é uma das melhores formas de criar relações e aumentar o engagement das nossas contas das redes sociais. A interação com o público através da resposta a comentários, mensagens e críticas em tempo útil ajuda-nos a compreender melhor as suas necessidades e interesses, a ganhar a sua confiança e a criar uma comunidade.
Reutilizar conteúdos
Adaptar o conteúdo dos nossos posts ou publicações para diferentes plataformas e públicos vai contribuir para maximizar o nosso esforço e para tirar maior partido do material que criamos. Pela mesma razão, republicar publicações bem-sucedidas anteriormente irá potenciar o nosso alcance e o engagement.
Colaborações e networking
Colaborar com outros ABVP member bloggers de viagem é uma das melhores formas de conhecer outros pontos de vista e desenvolver ideias, e também de partilhar conteúdos que vão dar impulso às nossas próprias publicações. Além disso, a partilha de material de diferentes origens vai dar aos nossos seguidores diferentes perspetivas e ajudará a envolvê-los.
Monitorizar as tendências das redes sociais
Estar a par das últimas tendências nas redes sociais ajuda-nos a desenvolver ideias e criar conteúdos relevantes que se identifiquem com o nosso público. Desta forma, ter a perceção de como evolui o sector em que nos inserimos é a melhor forma de nos mantermos na vanguarda.
Façam pausas e divirtam-se
Gerir as redes sociais pode ser um trabalho muito absorvente, mas trabalhar sem parar é cansativo e desaconselhado. Portanto, é importante fazer pausas, pois são essenciais para a produtividade. Pausas regulares ao longo do dia dão descanso ao cérebro e ajudam a recarregar energias e manter a motivação.
Por outro lado, podemos ser criativos com os conteúdos que produzimos e divertirmo-nos ao longo do processo. Experimentar diferentes formatos e conteúdos tem um lado lúdico que pode ser muito gratificante – e os nossos seguidores irão perceber isso.
“Conteúdo constrói relacionamentos. Relacionamentos são baseados em confiança. Confiança gera receita.” – Andrew Davis