As parcerias são um dos temas mais complexos com que um blogger de viagem vai ter de lidar. Conheça os riscos, a importância de escolher os seus parceiros e os cuidados a ter.
A maioria dos blogs de viagem bem-sucedidos começa com projetos altruístas, através de uma plataforma online onde alguém partilha de forma descomprometida, as suas aventuras e experiências. Esta partilha atrai amigos, conhecidos, curiosos, amigos de amigos e, se o blog tem qualidade, o projeto começa a crescer.
Começa a criar-se uma relação estreita entre quem partilha e quem lê. Uma relação descomprometida e, sem se dar conta, começam a aparecer perguntas sobre transportes, alojamentos, restaurantes, destinos, dicas, etc. Os seguidores, muitos amigos e conhecidos, confiam nas partilhas e nos conselhos partilhados no blog. E o projeto vai crescendo, naturalmente, e de forma mais ou menos orgânica.
O papel dos influenciadores
Com o crescimento do projeto, as empresas começam a perceber que o blog, através da sua plataforma ou das redes sociais, influencia um grupo de pessoas. À medida que os projetos vão crescendo, a quantidade de pessoas que influencia é cada vez maior. E é aí que começam a aparecer os convites para estabelecer parcerias e o blog corre o risco de quebrar a ligação e o compromisso que tem com quem o segue.
Parcerias
Os blogs começam por receber convites para estabelecer parcerias. Parcerias para ficar em hotéis, comer em restaurantes, fazer tours ou simplesmente dar a conhecer um produto. As empresas procuram publicidade e visibilidade, algo que sabem que os blogs têm. E é aí que o blogger tem um papel determinante naquilo que pretende para o seu projeto.
Numa primeira fase, o blogger fica satisfeito por estar a ser procurado, deslumbra-se com o facto de ser reconhecido. No fundo, é porque é visível! Sente-se tentado a aceitar todos os convites que recebe. É aí que o risco começa.
Os riscos
Estabelecer parcerias com empresas pode ser um risco para os blogs e há que estar preparado e saber com o que se pode contar. O risco de tornar o blog demasiado comercial, sem ele ter ainda dimensão e solidez suficiente para o ser. O risco de quebrar a ligação de confiança com os seguidores, com alguém que esperava uma partilha sincera e descomprometida. Os riscos são muitos e devem ser bem medidos. Sempre que um blog estabelece uma parceria enfrenta alguns dos seguintes riscos:
- Ver a sua opinião descredibilizada;
- Ser encarado como “vendido” e perder assim o respeito por quem segue o seu trabalho;
- Tornar-se demasiado comercial;
- Perder a confiança de quem o segue;
- Perder seguidores;
- Perder o interesse para outras agências ou empresas;
- Perder hipóteses de crescimento orgânico;
É por tudo isto que as parcerias devem ser bem pensadas e medidos os riscos. Razão pela qual devem ser trabalhos remunerados.
Cuidados no estabelecimento de parcerias
Quando o blogger decide estabelecer uma parceria, assumindo que os benefícios que tira dela são superiores aos riscos que corre, deve ter alguns cuidados:
- Emitir uma opinião isenta e livre, podendo inclusive, se for o caso, dizer bem ou mal daquilo que usa, experimenta ou utiliza;
- Deixar bem claro a intenção acima referida com os parceiros;
- Deixar claro que houve uma parceria (remunerada ou não);
- Escolher cuidadosamente os parceiros;
- Estabelecer parcerias apenas com empresas que estejam ligadas à temática do seu blog;
- Discutir com os parceiros as vantagens e inconvenientes do estabelecimento das parcerias.
A ética do blogger de viagem é determinante e pode definir o seu sucesso futuro. Se tiver dúvidas, consulte o Código de Ética da ABVP. O estabelecimento de parcerias pode ser uma parte importante na vida de um blog, nomeadamente para a produção de novo conteúdo. No entanto, face aos riscos que acarreta, deve ser muito bem pensado.