O público chegou de todos os cantos do país – até um jamaicano, que vive em Itália – para o evento de viagens mais inspirador de Portugal. Trouxeram ilusão e expectativa e regressaram a casa com o peito cheio, experiências fantásticas e a transbordar de belíssimas memórias… desejando que 10 e 11 de maio de 2025 não demore a chegar.
A quarta edição do ABVP Travel Fest tinha a complicada missão de superar a de 2023, contudo conseguiu-o! Um painel de oradores invejável, uma equipa organizativa competente e empenhada, um público profundamente conhecedor e entusiasta. Na belíssima cidade UNESCO de Guimarães, o cenário perfeito para um acontecimento com este perfil.
Tivemos inspiradores testemunhos ligados ao vídeo, à fotografia, e ao texto, contámos com oradores com experiências muito díspares e todas invulgares e inspiradoras, por norma um exemplo em termos de respeito pelas comunidades locais, que estiveram no centro da temática da edição deste ano, sucedendo-se à da sustentabilidade de 2023.
(Por ordem alfabética) Bernardo Conde, o norte-americano Brandon Li, a brasileira Cris Marques, a polaca Eva Zu Beck, o espanhol Joan Torres, a britânica Phoebe Smith, Raquel Ochoa, a indiana Shivya Nath, o espanhol Vicente Fraga e Vítor da Silva constituíram um painel de excelência, com qualidade individual e conjunta difícil de superar… e juntar num só evento.
As cadeiras do emblemático teatro Jordão encheram-se com entusiastas das viagens ávidos de ouvir, questionar, opinar, partilhar… e aproveitar os “coffee breaks” para confraternizar com os oradores e os amigos de sempre – e os novos que têm feito no Travel Fest.
Nem o frio (surpresa traquinas) impediu os participantes de se juntarem na festa de sábado à noite, a primeira vez que se realiza no Travel Fest, em mais um momento e oportunidade de convívio entre os ABVP member bloggers, o público e os palestrantes convidados.
Na sexta-feira, o passeio gratuito pelo centro histórico, com particular ênfase no Palácio dos Duques de Bragança. Que terminou nos belos jardins do posto de turismo, com direito a um farto lanche em que experimentámos as iguarias de Guimarães, como os (bons) vinhos que lá se produzem.
A equipa de voluntários da ABVP tornou o Travel Fest 2024 mais um marco memorável na comunidade dos que amam a arte de viajar – e a entusiasmante partilha de experiências a ela associada –, ajudando a elevar, ainda mais, a já muito exigente fasquia para as edições futuras.
Não esquecemos o espírito solidário dos presentes que em breves minutos “esgotaram” a iniciativa solidária para com jovens de Madagáscar.
Uma palavra para a autarquia de Guimarães, inexcedível no apoio e vontade de manter o ABVP Travel Fest na cidade. E para o Turismo do Porto e Norte de Portugal, que ajudou, decisivamente, a que pudéssemos trazer ao país algumas das pessoas mais respeitadas e conhecidas do Mundo nas suas diferentes artes.
Depois do que viveste e leste, já tens bilhete para 2025? Consegues um preço super especial se o comprares até fim de maio…
Vemo-nos em Guimarães para o ano?
Foi um evento espetacular. Cada ano melhor!
É verdade, a fasquia está a ficar muito alta 🙂