Jornadas Gastronómicas Gerês-Xurês | blogtrips deliciosas

Nove membros da ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses participaram das Jornadas Gastronómicas Gerês-Xurês, promovidas pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal, que os levou até às maravilhas naturais e gastronómicas dos concelhos de Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, Ponte da Barca e Terras de Bouro. 

Realizadas em dois momentos distintos (3 a 6 de setembro e 11 a 13 de setembro), incluíram experiências inesquecíveis, numa perspetiva inspiradora do património do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Jornadas Gastronómicas Gerês-Xurês

Jornadas Gastronómicas
Petiscos servidos junto aos espigueiros do Lindoso, Ponte da Barca.

A gastronomia é um dos produtos mais estruturantes para a consolidação da oferta turística da região e da imagem do destino no contexto nacional. (Luís Pedro Martins – Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal )

Os bloggers tiveram oportunidade de provar especialidades locais como a carne cachena, o cabrito, o fumeiro, os queijos de cabra e a broa artesanal. Os doces também fizeram as delícias dos participantes, das compotas caseiras aos favos de mel, do bolo de discos aos charutos de Arcos, uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal.

Realizados na região dos vinhos verdes, os roteiros gastronómicos contaram com várias opções de harmonização dos pratos com vinhos únicos no mundo, com destaque para o Alvarinho, o Vinhão e também o espumante de vinho verde.

Créditos: The Wise Travellers (autores também da imagem de abertura).

Se ficou clara a riqueza gastronómica da região, o património paisagístico não ficou esquecido. Os bloggers da ABVP visitaram lugares diferenciados, de que o castelo e os espigueiros do Lindoso, o castelo de Montalegre e as aldeias de de Sistelo (uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria “Aldeias”) e de Pitões das Júnias são meros exemplos.

No que respeita ao património, maravilharam-se com o Paço da Giela e com a Igreja Românica de Bravães, depois de passarem pelo maior baloiço de Portugal, no Mezio. Por fim, do alto dos miradouros foi possível contemplar a magnificência das serras e montanhas tão próprias do território

As paisagens dos miradouros de Estrica, do Padrão e da Ermida deverão inspirar os bloggers, que visitaram também o Centro Interpretativo Fernão Magalhães, as Termas de Melgaço, as Lagoas de Marinho, o Ecomuseu do Barroso e o Espaço Padre Fontes.

Participantes das blogtrips

A viagem permitiu redescobrir as paisagens, assim como as gentes que são a alma deste território que é Reserva da Biosfera.

Nas Jornadas Gastronómicas Gerês-Xurês participaram os seguintes bloggers: Filipa Chatillon (Contos Alfacinhas), David Samuel Santos (Dobrar Fronteiras), Sónia Justo (Lovely Lisbonner), Mónica e Guilherme Alves (Passaporte no Bolso), Sandrina e Tiago Ferreira (The Wise Travellers), Ana C. Borges (Viajar Porque Sim) e Catarina Monteiro (Wander Life Blog).

Além da exposição mediática do território nas redes sociais, destas blogtrips resultarão vários artigos nos respetivos blogs.

Paisagens do Gerês.

Posts publicados (em atualização)

Baloiço do Mezio | o maior baloiço de Portugal (Passaporte no Bolso)

Fim-de-semana Gastronómico em Terras de Bouro (The Wise Travellers)

O sabor do Gerês em Terras de Bouro (Viajar porque sim)

Paço de Giela | uma viagem “onde Portugal se fez” (Passaporte no Bolso)

Passadiços do Sistelo em Arcos de Valdevez (Passaporte no Bolso)

Peneda-Gerês: de Arcos de Valdevez a Sistelo (Dobrar Fronteiras)

Porta do Mezio no Parque Nacional Peneda-Gerês (Passaporte no Bolso)

Turismo Responsável: Um apelo (Contos Alfacinhas)

Um pequeno aparte vínico (Contos Alfacinhas)

Partilhar
Monica Rodrigues Alves
Monica Rodrigues Alves

Apaixonada por viagens, acredito que é possível viajar em família, de forma frequente, com algum conforto e sem ir à falência.
Co-autora do blog Passaporte no Bolso

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Procurar