Quem é que ainda não ouviu falar de influenciadores?
Com o crescimento exponencial do Instagram, o termo “influencers” ou “influenciadores” começou a ser cada vez mais utilizado, especialmente por aqueles que estão ligados ao marketing digital.
Campanhas de marketing realizadas através de influenciadores têm alcançado resultados bastante positivos. No entanto, tem-se verificado um decréscimo ao nível de conversão. O público está agora mais informado e, muitas vezes, ignora os elogios dos influenciadores a uma marca, por saberem que estes foram pagos para tal.
É aqui que o papel dos micro influenciadores ganha relevo – as pessoas estão mais dispostas a confiar nas opiniões das pessoas que conhecem e admiram; aquelas que elas sentem que darão uma opinião honesta e não apenas elogios financiados.
Mas o que são micro influenciadores?
Os micro influenciadores são indivíduos que têm um número de seguidores reduzido, mas que são considerados especialistas nos seus respetivos nichos.
Geralmente, são bloggers e têm uma capacidade de estabelecer relações mais profundas com o seu público, garantindo um maior envolvimento. O que faz todo o sentido: um público menor significa muito mais interação pessoal e prática. Atualmente, isto é ouro no marketing.
Estatísticas demonstram que influenciadores com 1000 seguidores geraram um envolvimento 85% maior do que aqueles com 100.000 seguidores. Mais. À medida que o número de seguidores aumenta, o envolvimento tende a diminuir.
Relacionamentos autênticos
Em número mais reduzido, os seguidores tendem a ver-se como amigos e não como fãs.
Estes micro influenciadores têm uma relação bastante próxima e honesta com o seu público; portanto trabalhar com eles não coloca somente a marca ou produto à frente das pessoas certas, mas também garante uma cobertura genuína e credível nas redes sociais e blogs.
Taxas de envolvimento mais altas
Os micro influenciadores têm uma maior capacidade de engagement; uma interação mais frequente com o seu público-alvo; possibilidade de responderem a mensagens e comentários de forma mais rápida, mantendo assim um maior fluxo de interação e uma relação mais forte com o público.
Aumentar Autoridade
Search Engine Optimization (SEO) – 3 palavras essenciais que todos conhecemos! Quanto maior for a exposição de uma marca na Internet, através de diferentes sites e artigos, maior será a sua visibilidade em motores de busca como o Google.
A maioria dos micro influenciadores também tem blogs, o que possibilita a partilha de experiências e produtos em diferentes plataformas. As menções feitas em blogs e sites têm um peso superior ao das redes sociais.
Acessibilidade
Trabalhar com um influenciador pode custar centenas de milhares de euros, apenas para um post. Isto significa que marcas e empresas mais pequenas não terão capacidade de sustentar campanhas de marketing deste tipo.
Um micro influenciador é muito mais acessível. Tudo depende do número de seguidores e do envolvimento mas, em média, os valores rondam os AUS$ 1.500 (920 euros) por post/story para influenciadores com 100.000 seguidores e AUS$150 (92 euros) se tiver 10.000 seguidores (atenção: estes valores são os praticados na Austrália e estão em dólares australianos).
Realizar campanhas com micro influenciadores possibilita que marcas com verbas mais modestas, que querem implementar estratégias de comunicação digital, possam alcançar o público certo e uma taxa de conversão superior.