Este artigo quer levar-te a refletir no Porquê de escreveres um blog? Porquê partilhares as tuas experiências com pessoas que não conheces? Porquê… É importante descobrires o teu propósito para conseguires definir e alcançar os teus objetivos!
Porque escrever um blog?
Tantas vezes nos enganamos ao pôr os “Quês” à frente dos “Porquês”. Se pensarmos bem, não é o que as empresas fazem que as diferencia, mas a paixão que as move. Uma mota pode ser só um veículo de duas rodas, mas se for uma Harley Davidson, significa já a entrada num clube!
O mesmo acontece com os blogs. A ideia generalizada à volta de ser blogger é por vezes idealizada e camuflada com o trabalho extenso que existe por detrás de uma página de blog.
Primeiro pergunta-te: – Porquê?
Com as razões e objetivos bem definidos podes construir uma estratégia sólida para o teu blog, escrevendo posts realmente úteis e imperdíveis para a tua audiência e nicho.
Lembra-te que muitas pessoas desistem de novos blogs antes destes terem oportunidade de crescer. Ter um conjunto de metas de longo prazo, aliadas a uma estratégia bem definida, ajudará a evitar isso.
Se você quer ter uma vida feliz, comprometa-se com um objetivo, não com pessoas ou coisas.
Albert Einstein
Ao longo do tempo temos vindo a perceber que existem inúmeras razões para manter um blog. Ficam aqui apenas cinco das principais:
#1 Paixão e prazer
Acredito que é a melhor maneira de manter um blog. Somos movidos pelo amor, fazemos planos, trocamos de cidade, de cor de cabelo, de maneira de agir. Somos movidos pelos desafios, pelo novo, pelas escolhas, pela busca constante da felicidade. Somos movidos pela paixão, pela sensação de paz que orienta os pensamentos, e que nos faz atuar e, neste caso, escrever de coração aberto sobre a nossa maior paixão – Viajar!
Muitos bloggers de viagens começaram por encarar o blog apenas como um hobby, porque gostam de escrever, tirar fotografias e, acima de tudo, partilhar o seu conhecimento sobre viagens e destinos. Se perguntarem a algum blogger ‘bem-sucedido’ verão que o que o move é mesmo a paixão pela partilha!
#2 Portefólio online
Hoje em dia é quase essencial ter um currículo online! Muitas vezes ter um portefólio online ajuda freelancers a conseguirem mais trabalho e integrarem novos projetos. Por exemplo, se quiseres trabalhar como freelancer para diferentes revistas ou plataformas digitais é importante teres um portefólio online para partilhares facilmente os teus trabalhos com diferentes editores. Esta é uma razão bastante válida para mentes criativas, seja na área da escrita, filme ou fotografia.
Neste casos, o objetivo principal do blog não é dar dicas de viagem ou roteiros,
por exemplo, mas expor o trabalho realizado previamente, a criatividade de escrita, fotografia ou outra área de interesse.
#3 Construir uma plataforma e notoriedade
Este é outro motivo comum para ter um blog. Por exemplo, se um escritor está a tentar publicar um livro, ter uma plataforma online ajuda bastante a dar credibilidade ao seu trabalho. Ter um blog sobre o seu tópico de especialidade também é uma maneira de demonstrar sua autoridade e experiência na área. Ter um blog de viagens de família, por exemplo, vai ajudar a construir notoriedade na área de “viagens em família” e mais facilmente alcançar reconhecimento como especialista na área.
#4 Criar uma comunidade
O alcance de um blog é uma coisa inacreditável – podes reunir pessoas de todo o mundo que têm algo em comum numa única plataforma! Um bom exemplo é o blog “Have a chair will Travel” (orientado para pessoas em cadeira de rodas) que ao longo dos anos se tem transformado numa plataforma para pessoas que viajam mas precisam de informações específicas adequadas à sua condição.
#5 Gerar rendimento
Sim é possível ter rendimento financeiro com um blog, mas acredito que se quiseres manter um blog pura e simplesmente para ganhar dinheiro é extremamente difícil. Criar e manter um blog de qualidade para atrair patrocínios, publicidade, comissões etc., é extremamente difícil se não tiveres a paixão e prazer em escrever e partilhar. É necessário ter um blog com conteúdo rico, único e organizado, de forma a alcançar o público-alvo e ir ao encontro do que as empresas procuram.
A maioria dos blogs começa apenas por uma única razão. Por exemplo, comecei o meu blog como um hobby mas, ao longo do tempo e com o crescimento deste, os motivos foram-se alterando e acumulando. O mais importante é ter as razões e os objetivos bem definidos para o construir e organizar de forma a alcançar o pretendido.
A tua motivação para manteres um blog pode até ser totalmente diferente do que venho descrevendo, mas o mais importante é saberes a tua razão. Cria uma lista se forem várias as razões, escreve, aponta no teu bloco de notas e cola na tua parede ou no computador para te manteres focado na missão e nos objetivos!